RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio Exterior » Notícias » Amaral quer novas parcerias com o Japão

Amaral quer novas parcerias com o Japão

25/10/2001

(Brasília 25/10)

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sergio Amaral, estará em Tóquio, no Japão, de 5 a 7 de novembro, com uma comitiva empresarial brasileira para desenvolver, com aquele país, novas parcerias comerciais, a curto e médio prazos.

 

A curto prazo, disse Amaral, ontem, em entrevista para correspondentes japoneses no Brasil, serão realizados encontros comerciais com a Japan External Trade Organization (Jetro), envolvendo quatro setores da economia brasileira: softwares (programas de computador), agrobusinnes (agronegócios), autopeças e pedras ornamentais.

 

A médio prazo, será apresentada a experiência brasileira com o uso do álcool como combustível no Seminário de divulgação do uso do Etanol, na Universidade das Nações Unidas, voltada para o benefício ao meio ambiente dessa composição.

 

Durante a visita ao Japão estão previstos outros encontros, entre estes, com o governador do Japan Bank for Interncional Cooperation (JDIC), onde a comitiva brasileira apresentará aos japoneses oportunidades de investimentos e novos negócios no Brasil.

 

O ministro Sérgio Amaral lembrou que o Brasil teve uma relação importante e dinâmica com o Japão, nos anos 70, voltada para investimentos na área de mineração, infra-estrutura e projetos de cooperação, que estimularam parcerias econômicas e um intercâmbio produtivo.

 

“Agora, vamos retomar as relações comerciais estratégicas com o Japão, pensando a curto e médio prazos”, afirmou o ministro do Desenvolvimento, acrescentando que: “nos anos 80, o dinamismo dessa cooperação foi menor, em parte, por causa da dívida externa”.

 

Sergio Amaral lembrou também de sua ida ao Japão, em 1988, para negociar a dívida externa brasileira e recompor as linhas de crédito com bancos e agências de financiamento e cooperação. Para ele, as relações econômicas com o Japão tiveram um impulso novo com a última visita do presidente Fernando Henrique Cardoso ao Japão, que confirmou a importância comercial de ambos os países.

 

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=5¬icia=3814