RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio Exterior » Notícias » Japão estuda fim das barreiras às frutas brasileiras

Japão estuda fim das barreiras às frutas brasileiras

07/11/2001

Tóquio, 07/11

Técnicos do Ministério da Agricultura iniciaram discussões com as autoridades japonesas para a remoção das barreiras à importação de frutas do Brasil. “É um gesto positivo do governo japonês”, disse hoje o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sergio Amaral, que passou três dias em Tóquio negociando a retirada das barreiras aos produtos brasileiros e o incremento das relações comerciais entre os dois países.

“No Ministério da Agricultura, notei uma disposição do ministro Tsutomu Takebe de examinar o que consideramos um impedimento na ampliação ao comércio entre os dois países”, comentou Amaral. As barreiras fitossanitárias impostas pelo Japão às frutas brasileiras, lembrou o ministro, já duram 30 anos. Dois dias depois do encontro com Takebe, os técnicos começaram a reavaliar a questão.

Sergio Amaral embarcou hoje pela manhã para Doha, capital do Qatar, com a missão de negociar na Organização Mundial do Comércio (OMC) a retirada de barreiras comerciais aos produtos brasileiros. Segundo ele, o ministro da Economia do Japão, Takeo Hiranuma, prometeu um trabalho coordenado com a equipe brasileira na reunião da OMC. Amaral ressaltou ainda a disposição de Hiranuma em ampliar as relações comerciais com o Brasil, abrindo espaço para o aumento das exportações brasileiras para o Japão.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=5¬icia=3862