RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio Exterior » Notícias » Juiz de Fora será palco do próximo Encomex

Juiz de Fora será palco do próximo Encomex

14/11/2001

(Brasília, 14/11)

Lançado em 4 de setembro de 1997, os Encontros de Comércio Exterior – Encomex, já passaram pelas principais capitais do país, como Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Campo Grande (MS). E na sua 38º edição, a cidade escolhida foi Juiz de Fora (MG).

Para a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Lytha Spíndola, nesses encontros governo e empresários têm a oportunidade de tratar da realidade regional com o objetivo de aumentar as exportações. Ela ressalta que é dedicado uma atenção especial às pequenas e médias empresas, que têm uma maior dificuldade de acesso ao mercado externo.

Juiz de Fora integra importante malha viária de acesso aos principais mercados exportadores brasileiros, aos potenciais fornecedores e aos principais terminais marítimos da região sudeste, além de contar com um dinâmico parque industrial em plena atividade.

A cidade lidera o Consórcio Intermunicipal, que congrega 28 cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes de Minas Gerais (cerca de 1,8 milhão de pessoas), e foi apontada, em pesquisa da revista Exame/Trevisan Consultores, como a quarta melhor cidade brasileira para se investir entre as com mais de 150 mil habitantes.

A região do Consórcio é servida por uma rede de rodovias de elevada densidade, o que garante facilidade de acesso e ligação com todos os núcleos economicamente relevantes do país. Seu sistema ferroviário proporciona a ligação com Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Santos, além dos complexos portuários de Vitória, Rio de Janeiro e Santos.

Foi identificado, nas cidades do Consórcio, o desenvolvimento de ações isoladas voltadas para exportação. Isso demonstra a oportunidade de serem agregadas e fortalecidas iniciativas em Juiz de Fora, como pólo multiplicador de progresso para a região.

Há 5.000 indústrias em Juiz de Fora. Os principais setores são a siderurgia, têxtil, móveis, serviços, calçados, agropecuária e cachaça. O PIB per capita de Juiz de Fora chegou a R$ 6,2 mil no ano passado.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=5¬icia=3886