RSS do Ministério do Desenvolvimento

 

Busca Avançada

Preencha os campos abaixo para encontrar o que deseja:
 


Página Inicial » Comércio Exterior » Notícias » Amaral defende sintonia com setor privado para negociações na OMC

Amaral defende sintonia com setor privado para negociações na OMC

16/11/2001

Amaral: Brasil vai exigir recriprocidade nas negociações comerciais
(Foto: Djaci Almeida / MDIC)

Brasília, 16/11

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sergio Amaral, defendeu hoje, em entrevista à imprensa, um “estreito e continuado processo de sintonia com o setor privado” para definir os parâmetros para a rodada de negociação na Organização Mundial do Comércio (OMC), que deve iniciar em janeiro. “Antes das negociações, temos que nos preparar para essas negociações, sobretudo para tirar proveito das oportunidades que essas negociações vão abrir”, afirmou.

Ele ressaltou que é preciso preparar também o setor privado para competir no exterior e aqui no Brasil, em função da liberalização em algumas áreas. Com esse objetivo, segundo ele, a prioridade da Câmara de Gestão do Comércio Exterior será a redução do custo de produção. A primeira reunião da Câmara, criada para dar agilidade às medidas de estímulo às exportações, será na próxima semana.

Amaral ressaltou que, pela primeira vez, questões importantes para a economia brasileira, como a remoção dos subsídios dados pelos países ricos à agricultura e a possibilidade de quebra de patentes de medicamentos em defesa da saúde pública, estarão em negociação no âmbito da OMC. A concessão de subsídios e as barreiras comerciais e sanitárias são os principais entraves ao crescimento das exportações brasileiras de produtos agrícolas.

http://www.comexresponde.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=5¬icia=3889